Este artigo foi escrito devido a um fato curioso que aconteceu comigo quando adolescente. Lembro-me que no final da Missa estava conversando com um sacerdote franciscano, de saudosa lembrança, juntamente com uma amiga. De repente ele fez menção de retirar a túnica e eu, imediatamente, puxei a minha amiga pelo braço para nos retirarmos da sacristia. Ele reparou e nos disse: -"Podem ficar! O padre não fica sem camisa debaixo da túnica!" Nunca mais me esqueci desta cena curiosa.
Por este motivo, resolvemos escrever este
artigo, uma vez que muitos católicos desconhecem as vestimentas usadas
pelo Papa, Sacerdotes, Arcebispos, Bispos… Espero que todos gostem.
O QUE É? | SIGNIFICADO |
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* ALVA OU TÚNICA (do latim alba): é
geralmente de tecido branco e cobre todo o corpo até aos pés. Veste-se
sobre a batina ou outra roupa ordinária e sobre o amicto (se for usado).
Simboliza a túnica branca vestida a Jesus Cristo em casa de Herodes.
Além disso simboliza pela sua cor a pureza, candura e santidade de vida
que deve ser a característica principal do sacerdote. Seu tecido é o
linho, naturalmente impuro, mas embranquecido à custa de muitos esforços
e trabalhos, completa o símbolo da pureza, cantura e santidade.
(VASCONCELOS, Dr. António Garcia Ribeiro de, Compêndio de liturgia
romana, vol. I, p. 99)
Ao vesti-la o sacerdote diz: "Fazei-me puro, Senhor, e
santificai o meu coração, para que, purificado com o Sangue do Cordeiro,
mereça gozar as alegrias eternas." Neste momento, o sacerdote
despoja-se daquilo que é e, não obstante as suas falhas e pecados, ele
celebrará na Pessoa do próprio Cristo.Também pode ser usada pelos acólitos (aqueles que não são Sacerdotes e que ajudam na Celebração). É importante não confundir a alva ou túnica com a batina, esta é de cor preta ou de outra cor (de acordo com dignidade eclesiástica, se for Papa, Arcebispo, Bispo etc) e usada por clérigos (padres) e seminaristas. A alva é usada apenas no momento da Celebração e é sempre de cor branca ou clara (pérola, gelo, creme…). |
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* AMICTO OU AMITO (do latim amictus,
anaboladium): pano branco que envolve o pescoço do Celebrante (veste-se
antes da túnica ou da alva). Normalmente de linho ou algodão e com uma
cruz ao meio, tendo fitas ou cordões em duas das pontas. Serve para
colocar à volta do pescoço, atando-se no peito com as fitas. Todos os
Ministros que vestem alva, podem vestir o amicto. O seu uso é
obrigatório sempre que a alva ou túnica não cubra totalmente a roupa que
se usa por baixo na zona do pescoço.
O seu uso parece que não vai além do século
VIII. A princípio colocava-se sobre a alva, e algumas vezes até sobre a
casula e servia para cobrir a cabeça quando se ia ou vinha do altar;
[...]. Hoje, segundo o rito romano, é o primeiro dos paramentos
sagrados; colocado sobre as espáduas, fica entre as vestes ordinárias
(as roupas seculares de uso do dia-a-dia) e a alva e restantes vestes
sagradas. Colocava-se sobre a cabeça, simbolizando o capacete da fé, com
que estamos armados contra as tentações; envolvendo o pescoço e
protegendo-o contra os acidentes do ar, significa a moderação da voz, a
prudência e discreção nas palavras. (VASCONCELOS, Dr. António Garcia
Ribeiro de, Compêndio de liturgia romana, vol. I, p. 99)
Ao vestir o amicto o ministro diz: "Senhor,
colocai sobre a minha cabeça o capacete da salvação, para que possa
repelir todos os assaltos do mal." (aqui o Canto da Paz trocou a última
palavra para evitar que o Google vincule o nosso site com palavras
contrárias às coisas Divinas e do Bem)
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* CAPA PLUVIAL, DE ASPERGES OU MAGNA:
A palavra vem do latim "chuva". A antiga capa de chuva usada pelos
Sacerdotes durante a procissão. Atualmente usadas pelo Sacerdote sobre
os ombros durante as procissões, no casamento, batismo e bênção do
Santíssimo.
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* CASULA: é uma espécie de capa ou
“poncho”. A cor varia conforme o tempo litúrgico mas com tonalidades
mais vistosas e brilhantes, as vezes também pode ser dourada ou
prateada, substituindo o branco. É uma veste solene, devendo ser usada
em dias especiais ou festivos, mas também em dias comuns, ao menos pelo
Sacerdote que preside à Celebração, a estola sempre deve estar por
baixo.
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* CÍNGULO OU CORDÃO (do latim cingulum, baltheus…): é um cordão comprido que se usa como cinto; serve para cingir à cintura a alva.
O cordão é tão antigo como a alva; enquanto os próprios leigos usaram amplas túnicas, cingiam-se sempre com cintos ou cordões, sendo até considerado como sinal de desleixo e desonestidade o aparecer alguém em público sem andar cingido. Lembra as cordas com que foi preso Jesus no Horto, e com que O ataram à coluna, bem como os instrumentos da flagelação. Também simboliza a continência e castidade a que são obrigados os Ministros do Santuário. (VASCONCELOS, Dr. António Garcia Ribeiro de, Compêndio de liturgia romana, vol. I, p. 100) |
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* DALMÁTICA: é uma roupa que os
Diáconos usam sobre a alva e a estola. É a veste litúrgica superior do
Diácono. Possui as mangas e o cumprimento mais curtos do que a casula
usada pelos Sacerdotes.
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* ESTOLA: o padre distingue-se pela
estola, que é a faixa vertical colocada no pescoço e que desce
paralelamente pelos dois lados do peito. Significa o poder da autoridade
sacerdotal. A cor da estola varia de acordo com o Tempo Litúrgico.
Assim, ela caracteriza os Ministros ordenados (Papa, Arcebispos,
Bispos…, Padres). Os Diáconos usam no ombro esquerdo, como faixa
transversal.
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* MITRA: uma espécie de chapéu alto
e pontudo usado pelo Papa, Arcebispos e Bispos (símbolo do poder
espiritual). Apresenta como que uma abertura no alto, para significar
que é aberta à iluminação de Deus e possui duas fitas penduradas atrás,
descendo sobre as costas do Ministro, significando o Antigo e o Novo
Testamento.
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* SOBREPELIZ OU ROQUETE: veste branca usada sobre a batina pelo sacerdote e pelos ministros.
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* SOLIDÉU: usado na cabeça pelo Papa (branco), Arcebispos (vermelho) e Bispos (rosa, de forma circular.
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* VÉU DE OMBROS OU VÉU UMERAL: usado
pelo Sacerdote ou Diácono na bênção do Santíssimo Sacramento e nas
procissões para levar o Ostensório contendo Jesus Eucarístico.
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