Sacramentos da Igreja Católica
Os sacramentos são
sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja,
por meio dos quais nos é dispensada a vida divina. Os ritos visíveis sob
os quais os sacramentos são celebrados significam e realizam as graças
próprias de cada sacramento.
Os sacramentos da nova Lei foram instituídos por Cristo e são em número de sete, a saber: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem Matrimônio.
Os sete sacramentos
tocam todas as etapas e momentos importantes da vida do cristão:
outorgam nascimento e crescimento, cura e missão à vida de fé dos
cristãos. Há aqui certa semelhança entre as etapas da vida natural e as
da vida espiritual. (São Tomás de Aquino, Summa theologiae,)
OS SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ
Batismo, Confirmação e Eucaristia.
Através dos sacramentos
da iniciação cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia são lançados os
alicerces para toda a vida. Nascidos para uma vida nova pelo Batismo, os
fiéis são efetivamente fortalecidos pelo sacramento da Confirmação e
recebem na Eucaristia o Pilo da vida eterna.
BATISMO: O
Santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida
no Espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo
somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos
membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados
participantes na sua missão. (Cf. Concílio de Florença, Decretum pro Armenis) «O Batismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra» (CatRom 2, 2, 5, p. 179).
CONFIRMAÇÃO: Com
o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o
conjunto dos «sacramentos da iniciação cristã», cuja unidade deve ser
salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção
deste sacramento é necessária para a plenitude da graça batismal. (Cf. Ordo Confirmationis, Praenotanda
1). Com efeito, os batizados «pelo sacramento da Confirmação, são mais
perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial
do Espírito Santo e deste modo ficam mais estritamente obrigados a
difundir e a defender a fé por palavras e obras, como verdadeiras
testemunhas de Cristo» (II Concílio do Vaticano, Const. dogm. Lumen Gentium).
EUCARISTIA: A
Sagrada Eucaristia completa a iniciação cristã. Aqueles que foram
elevados à dignidade do sacerdócio real pelo Batismo e configurados mais
profundamente com Cristo pela Confirmação, esses, por meio da
Eucaristia, participam, com toda a comunidade, no próprio sacrifício do
Senhor. «O nosso Salvador instituiu na última ceia, na noite em que foi
entregue, o sacrifício eucarístico do seu corpo e sangue, para perpetuar
pelo decorrer dos séculos, até voltar, o sacrifício da cruz, confiando à
Igreja, sua esposa amada, o memorial da sua morte e ressurreição:
sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete
pascal em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o
penhor da glória futura» (II Concílio do Vaticano, Sacrosactum concilium, 47).
OS SACRAMENTOS DE CURA
Penitência e Unção dos enfermos
Pelos sacramentos da
iniciação cristã, o homem recebe a vida nova de Cristo. Ora, esta vida,
nós trazemo-la «em vasos de barro». Por enquanto, ela está ainda «oculta
com Cristo em Deus» (Cl 3, 3). Vivemos ainda na «nossa morada terrena»
(Cf. 2 Cor 5, 1),
sujeita ao sofrimento à doença e à morte. A vida nova de filhos de Deus
pode ser enfraquecida e até perdida pelo pecado. O Senhor Jesus Cristo,
médico das nossas almas e dos nossos corpos, que perdoou os pecados ao
paralítico e lhe restituiu a saúde do corpo (Cf. Mc,
2, 1-12) quis que a sua Igreja continuasse, com a força do Espírito
Santo, a sua obra de cura e de salvação, mesmo para com os seus próprios
membros. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o Sacramento
da Penitência e o da Unção dos enfermos.
PENITÊNCIA: «Aqueles
que se aproximam do Sacramento da Penitência obtêm da misericórdia de
Deus o perdão da ofensa a Ele feita e, ao mesmo tempo, são reconciliados
com a Igreja, que tinham ferido com o seu pecado, a qual, pela
caridade, exemplo e oração, trabalha pela sua conversão» (II Concílio do Vaticano, Const. dogm. Lumen Gentium, 11).
A UNÇÃO DOS ENFERMOS: «Pela
santa Unção dos Enfermos e pela oração dos presbíteros, toda a Igreja
encomenda os doentes ao Senhor, sofredor e glorificado, para que os
alivie e os salve: mais ainda, exorta-os a que, associando-se livremente
à paixão e morte de Cristo, concorram para o bem do povo de Deus» (Cf. Mc 2, 17).
OS SACRAMENTOS AO SERVIÇO DA COMUNHÃO
Ordem e o Matrimônio
O Batismo, a
Confirmação e a Eucaristia são os sacramentos da iniciação cristã. São o
fundamento da vocação comum de todos os discípulos de Cristo – vocação à
santidade e à missão de evangelizar o mundo. Dois outros Sacramentos, a
Ordem e o Matrimônio, são ordenados para a salvação de outrem. Se
contribuem também para a salvação pessoal, é através do serviço aos
outros que o fazem. Nestes Sacramentos, aqueles que já foram consagrados
pelo Batismo e pela Confirmação (Cf. II Concílio do Vaticano, Const.
dogm. Lumen Gentium, 10)
para o sacerdócio comum de todos os fiéis, podem receber consagrações
particulares. Os que recebem o Sacramento da Ordem são consagrados para
serem, em nome de Cristo, «com a palavra e a graça de Deus, os pastores
da igreja» (II Concílio do Vaticano, Const. dogm. Lumen Gentium,
11). Por seu lado, «os esposos cristãos são fortalecidos e como que
consagrados por meio de um sacramento especial (Matrimônio) em ordem ao
digno cumprimento dos deveres do seu estado» (II Concílio do Vaticano,
Const. past. Gaudium et spes, 48).
ORDEM: A
Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos
Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos: é,
portanto, o sacramento do ministério apostólico. E compreende três
graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconado.
MATRIMÔNIO: «O
pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a
comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem
dos cônjuges e à procriação e educação da prole, entre os batizados foi
elevado por Cristo Senhor à dignidade de sacramento» (CIC can. 1055. §
1).
Fique com Deus e sob a proteção da
Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Fonte: vatican.va/ - Catecismo da Igreja Católica
Nenhum comentário:
Postar um comentário