A Psicopedagogia Catequética
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O termo
“Psicopedagogia” surgiu nos estudos da Pedagogia e da Educação em função
da necessidade de compreender o processo de aprendizagem do ser humano.
A expressão Psicopedagogia, hoje, apresenta características especiais.
Pode ser definida atualmente como uma área de conhecimento que estuda o
processo de aprendizagem e o modo em que os diversos elementos
envolvidos nesse processo podem facilitar ou prejudicar o seu
desenvolvimento.
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A
Psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em
consideração as realidades interna e externa das aprendizagens em
conjunto. Estuda o processo complexo da construção do conhecimento, como
também os aspectos cognitivos, afetivos e sociais.
Pode-se
conceituar o termo Psicopedagogia como a busca de metodologia apropriada
para elevar o nível de aprendizagem da pessoa. Dentro de nosso trabalho
e missão na catequese, a Psicopedagogia quer contribuir com a Pedagogia
Catequética, aprofundando nos processos de desenvolvimento da
maturidade e aprendizagem humanas, bem como o processo de educação da
fé, uma vez que não podemos perder de vista que a catequese não é
apenas ensino de conteúdo, mas também como uma mensagem que se transmite
a partir de um caminho mistagógico. Como toda mensagem tem um
interlocutor, se o catequista não estiver atento ao desenvolvimento do
seu catequizando, poderá se equivocar na preparação de seu encontro de
catequese.
Portanto,
quando falamos em Psicopedagogia Catequética, estamos propondo um
aprofundamento, uma reflexão para que o/a catequista, como educador da
vida e da fé das pessoas que estão na catequese, compreenda melhor o
desenvolvimento humano, bem como os estágios da fé dos nossos
catequizandos.
Com a
Psicopedagogia Catequética pretendemos refletir sobre os interlocutores
da nossa catequese: idosos, adultos, jovens, adolescentes e crianças,
buscando compreender, como se dá a educação da fé, bem como as
características da aprendizagem humana dentro de cada momento da vida,
do seu processo evolutivo, como a pessoa que assimila e acolhe a
mensagem.
A
vida acontece em etapas. O ser humano, ao longo de sua existência, vai
se desenvolvimento e adquirindo capacidades para aprender e conhecer a
realidade. No entanto, para que a educaçao deste ser humano em
desenvolvimento aconteça, é necessário que o conhecimento seja adaptado
segundo a sua capacidade, ou seja, se queremos evangelizar os nossos
catequizandos precisamos adaptar a mensagem da catequese segundo a sua
maturidade humana, afetiva e cognitiva.
Não
é possível elaborarmos uma catequese com crianças e a aplicarmos com
adultos. Cada um tem seu momento específico, pois o ser humano é um ser
inacabado, podemos sempre nos refazer, é um ser de possibilidades
inserido no mundo. É necessário estabelecer um elo com a realidade dos
catequizandos, pela adaptação da Palavra de Deus, levando em conta a
idade de cada um, situações familiares e sócio-culturais. É isto que
desejamos apresentar aqui para a nossa reflexão como catequistas que
estão preocupados com a mensagem da catequese. Desejamos que as
indicações que aqui apresentamos sejam consideradas orientações
fundamentais para que a evangelização seja realmente efetiva e afetiva.
Pe. Eduardo Calandro
Pe. Jordélio Siles Ledo
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