Catequese, formação católica para os cristãos (1)
“A Catequese há de preparar os grandes compromissos cristãos da vida adulta.” CT, pág. 48
ELEMENTOS ESSENCIAIS DA FORMAÇÃO PARA CATEQUESE
A BOA AULA:
1 – Procure por todos os meios tornar a aula AGRADÁVEL, VARIADA e ATRAENTE, mas tudo isso com muita ordem.
2 – Comece sempre a aula acalmando os alunos, fazendo que se acomodem e só depois REZE ou Cante com eles. Primeiro promova ORDEM e a TRANQUILIDADE. Use momentos de calma e silêncio em qualquer lugar que se fazem necessários.
3 – Dê explicações claras que todas as crianças entendam. REPITA as explicações quantas vezes forem necessárias.
4 – Verifique sempre como estão sentados os alunos. Não deixe aluno algum quase deitado, recostado, esparramado. Uma boa posição na carteira facilita a aprendizagem.
5 – MEMORIZE CONSTANTEMENTE NA SALA DE AULA (repetindo várias vezes) os pontos de doutrina, ensinamentos de Nosso Senhor, os 10 mandamentos, o pequeno Ato de Contrição.
6 – SÓ COMECE SUAS EXPLICAÇÕES QUANDO HOUVER SILÊNCIO ABSOLUTO. Exija que todos estejam QUIETOS, olhando para você, sem mexer em nada. Não distribua material antes de sua explicação. Eles fatalmente ficariam dispersos, mexendo no material recebido.
7 – MOVIMENTE SUA AULA variando as atividades – ora escrevem, oram desenham, ora fazem uma leitura no Catecismo, ora lêem algo no quadro negro, ora cantam, ora rezam, etc… Varie as atividades. Faça perguntas, faça concursos, etc, etc…
8 – Dê tarefas aos mais agitados que precisam de mais movimentos – apagar o quadro negro, distribuir papéis, recolher lápis, carregar sacola, etc…
9 – Ao fazer uma pergunta DIRIJA-SE A CLASSE TODA para que todos participem, depois é que escolha UM para dizer a resposta.
10 – REZE SEMPRE NO COMEÇO E NO FIM DE CADA AULA. Conforme a lição se encaminhar pode-se rezar também no meio da aula. Oração motivada.
11 – Em todas as aulas insista na freqüência à Missa de domingo e no dever de rezar pela manhã e a noite, TODOS OS DIAS.
12 – Dê de vez em quando uma aula diferente: marque um concurso, organize um álbum, leve-os a rezar na Igreja, faça sorteios, etc. Varie suas aulas.
13 – Cante sempre nas aulas. O canto fixa muita coisa que só ouvindo, muitas vezes se esquece. O canto alegra a alma e fixa as noções.
14 – Leve a criança ao apostolado: ensine a rezar pelos pecadores, pelos que não têm fé, pelos que não vão à Missa, pelos marginais, pelos assaltantes, etc, etc… Reze com eles em aula nestas intenções e outras.
15 – USE MUITO O DESENHO EM SUAS AULAS. Faça desenhos simples no quadro negro para ilustrar suas aulas. Eles copiarão os desenhos no caderno. Escreva algo abaixo dos desenhos.
16 – Faça sempre RECAPITULAÇÕES. Recordação do que já foi ensinado. Não deixe ensino algum sem recordá-lo.
17 – MEMORIZE COM ELES ENSINAMENTOS (frases) DE NOSSO SENHOR, como por exemplo: Nosso Senhor disse:
“Vocês se amem uns aos outros, como eu amo vocês”.
“Tudo o que você faz ao menos dos meus irmãos, a mim você está fazendo”.
“Perdoai vossos inimigos”.
“Felizes os limpos de coração, porque verão a Deus”.
“Quem come a minha carne, fica em Mim e Eu nele”.
“Se alguém Me ama, e faz o que Eu mando, Eu, meu Pai e o Espírito Santo viremos morar neste coração”.
Essas NORMAS DE VIDA devem ser repetidas, fixadas, memorizadas. Então faça-os repetir em várias aulas.
18 – A atividade que a criança mais gosta é ESCREVER ou DESENHAR.
É o que ELA MESMA FAZ.
Passe sempre alguns exercícios escritos no quadro negro para seus alunos, além do exercício do mimeografado normal.
19 – O CATECISMO BASEIA-SE NO EVANGELHO. Mesmo que você já conheça o que vai ensinar, leia em casa no EVANGELHO, aquela passagem marcada para aquele dia. Não dispense a Leitura do Evangelho indicada no planejamento anual ou no plano de aula. Antes de cada aula, LEIA SEMPRE O PLANO DE AULA correspondente. A leitura do PLANO DE AULA pela catequista é indispensável.
20 – Coloque crachá em seus alunos para que VOCÊ aprenda os nomes rapidamente.
21 – Só coloque o exercício mimeografado na mão do aluno, depois que você der toda a explicação referente àquele exercício.
22 – Os exercícios mimeografados devem ser corrigidos em aula COM A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA. Não adianta levar exercício para a catequista corrigir em casa. A criança tem que participar ativamente da correção. Cada criança vai corrigir seu exercício em aula, junto com a catequista. Os exercícios mimeografados devem ser colocados nos cadernos pelas próprias crianças.
23 – Os cadernos e livros das crianças devem ficar aqui na Igreja. Nenhum aluno pode levar seu caderno ou catecismo para casa, antes do fim do ano. No final do ano todos levarão seus cadernos e Catecismo para casa.
24 – Toda catequista do 2º ESTÁGIO pode usar, em sua aula, os exercícios mimeografados do 1º estágio que desejar. Pode usá-lo como recordação e como exercício de fixação. É mesmo bom que o 2º estágio faça alguns exercícios do 1º estágio, como exercício de fixação da aprendizagem.
25 – Na sala de aula não deixe seus alunos se levantarem para fazer ponta no lápis. Traga de casa lápis já com ponta feita.
COMO REZAR COM AS CRIANÇAS:
Só inicie uma oração com as crianças quando houver ABSOLUTO SILÊNCIO e ORDEM – crianças sossegadas, de pé ou sentadas corretamente, em atitude de respeito. O silêncio total é indispensável para se começar uma oração.
É BOM MOTIVAR A ORAÇÃO para que a criança sinta melhor o que vai dizer. Diga por exemplo: Hoje nós vamos rezar agradecendo a Deus porque Ele nos conhece e nos ama. Então, rezo junto com eles.
“Meu Deus, eu te agradeço porque o Senhor me conhece e me ama. Também eu quero conhecer o Senhor e amá-lo cada vez mais”.
Houve uma preparação para a oração, houve uma explicação, houve uma motivação.
Ou então: Vamos rezar pedindo a Deus a sua Paz. Vamos pedir que haja paz em nossa casa, que não haja brigas, que todos se entendam e se tratem com amor. Agora rezo com eles. Além destas orações espontâneas é sempre necessário rezar o Pai Nosso, a Ave-Maria, o Credo, o Pequeno Ato de Contrição e o Glória ao Pai em todas as aulas.
Fonte: Recebemos o texto sem identificação do(s) autor(es), caso possam nos informar, favor escrever-nos para que possamos registrá-lo(s) nesta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário