Sacramento do Batismo - Formação Para Agentes 2ª Parte
BATISMO
(1)
O batismo, porta dos sacramentos, em realidade ou ao menos em desejo
necessário para a salvação, (2) pelo qual os homens se libertam dos
pecados, são de novo gerados como filhos de Deus e se incorporam à
Igreja, configurados com Cristo por caráter indelével, (3) só se
administra validamente pela ablução (purificação por lavagem) com água
verdadeira, juntamente com a devida forma verbal. (CDC 849) (N, Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo)
v (1) Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. (Mc 16,16)
v (2) Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. (Jo 3,5)
v (3) Ide, pois, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. (Mt 28,19)
TIRANDO DUVIDAS
v Quem instituiu a Igreja Católica, Jesus ou Constantino?
Ø É logico que foi Jesus: (Mt 16,18) E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Ø O
imperador romano Constantino Magno após a sua entronização em 306,
apenas restaurou a legalidade dos seguidores do Cristianismo e
devolveu-lhes as propriedades que lhes tinham sido confiscadas durante a
perseguição do imperador Diocleciano.
v Quando surgiu a Igreja Católica?
Ø A palavra “Católico” deriva do grego “katholikos” que significa “Universal”.
Igreja Católica ou catolicismo para referir-se à Igreja Universal é
utilizada desde o século I, alguns historiadores sugerem que os próprios
apóstolos poderiam ter utilizado o termo para descrever a Igreja.
Registros escritos da utilização do termo constam nas cartas de Inácio,
Bispo de Antioquia, discípulo do apóstolo João, que provavelmente foi
ordenado pelo próprio Pedro. (Wikipédia)
BATISMO PORTA DE ENTRADA DOS SACRAMENTOS
v O
batismo é a porta de entrada dos sacramentos, ou seja, porta de entrada
na Igreja, mas dependendo do acolhimento é também a porta de saída de
muitas famílias da Igreja.
v Devemos lembrar que a maioria busca o Batismo por conveniência e não por convicção.
v Temos que agir com caridade cristã e principalmente bom senso.
Seria
um erro grave, conceber a Igreja de Jesus Cristo apenas em termos de
ritos e cerimônias, por mais sagrados que sejam. Não menos errada a
atitude de menosprezo e, pior ainda, de eliminação das celebrações
externas no culto cristão. (DPLS)
Ø A
finalidade maior da preparação para o Batismo não consiste em preparar
pessoas para a celebração, e sim, buscar engajá-las na comunidade
paroquial. É logico que devemos estar atentos as necessidades das
famílias, mas isso não significa reduzir a preparação aos caprichos da
mesma.
Para
que a celebração litúrgico-sacramental seja digna e tenha valor tanto
pastoral e evangelizador quanto espiritual, alguns aspectos devem ser
absolutamente respeitados (DPLS):
1. É absolutamente indispensável inserir a liturgia e os sacramentos na vida e dar vida à liturgia sacramental. (DPLS)
2. ...
a liturgia sacramental age nos fiéis ... pela graça e pela força de
Jesus ... mas não age de modo mágico: a ação do sacramento, que se
realiza pela força do Espírito de Deus, depende também em grande parte
da atitude do fiel que recebe o sacramento. (DPLS)
v Porque o nome Batismo?
Ø Chama-se
Batismo, por causa do rito central com que se realiza: batizar
(baptizeis, em grego) significa “mergulhar”, “imergir”. A “imersão” na
água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai
pela ressurreição com Ele como “nova criatura” (2 Cor 5, 17; Gl 6, 15)
(CIC 1214)
Obs.:
A palavra Batismo nas Escrituras, tanto no Antigo como no Novo
Testamento, não se limita à sua raiz etimológica, sendo sinônimo de
purificação e unção, e estando associado a verbos como purificar, ungir,
lavar, selar, marcar, limpar.
v Formas de Batismo:
Ø Imersão: Mergulho de corpo inteiro, atualmente usado pelas igrejas protestantes.
Ø Efusão: Ato onde o sacerdote derrama água sobre o batizando. Utilizado pela Igreja Católica.
Ø Aspersão: Onde a água é borrifada. De acordo com a tradição, ele seria válido, mas atualmente não é licito usá-lo.
v Tipos de Batismo:
Ø Batismo de Sangue:
Desde sempre, a Igreja tem a firme convicção de que aqueles que sofrem a
morte por causa da fé, sem terem recebido o Batismo, são batizados pela
sua morte por Cristo e com Cristo. (CIC 1258)
Ø Batismo de Desejo:
§ Para
os catecúmenos que morrem antes do Batismo, o seu desejo explícito de o
receber, unido ao arrependimento dos seus pecados e à caridade,
garante-lhes a salvação, que não puderam receber pelo sacramento. (CIC
1259)
§ ...Todo
o homem que, na ignorância do Evangelho de Cristo e da sua Igreja,
procura a verdade e faz a vontade de Deus conforme o conhecimento que
dela tem, pode salvar-se. Podemos supor que tais pessoas teriam desejado
explicitamente o Batismo se dele tivessem conhecido a necessidade. (CIC
1260)
Quanto
às crianças que morrem sem Batismo, a Igreja não pode senão confiá-las à
misericórdia de Deus, como o faz no rito do respectivo funeral. ... Por
isso, é mais premente (urgente) ainda o apelo da Igreja a que não se
impeçam as criancinhas de virem a Cristo, pelo dom do santo Batismo. (CIC 1261)
Texto: Ricardo e Marta
Fonte:
v CDC – Código de Direito Canônico
v CIC – Catecismo da Igreja Católica
v CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
v Estudos da CNBB nº81 – O Batismo de Crianças
v Estudo da CNBB nº97 – Iniciação à vida cristã
v DPLS – Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental
v IBC – Instrução sobre o Batismo de Crianças (Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé)
v RBC – Ritual do Batismo de Crianças
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