Sacramento do Batismo - Formação Para Agentes 3ª Parte
O BATISMO NA IGREJA
Desde
o dia de Pentecostes que a Igreja vem celebrando e administrando o
santo Batismo. Com efeito, São Pedro declara à multidão, abalada pela
sua pregação: “convertei-vos e peça cada um de vós o Batismo em nome de
Jesus Cristo, para vos serem perdoados os pecados. Recebereis então o
dom do Espírito Santo”. (CIC 1226)
v O Batismo foi instituído por Cristo?
Ø Jesus
respondeu: "Eu garanto a você: ninguém pode entrar no Reino de Deus, se
não nasce da água e do Espírito”. (Jo 3,5) Ide, pois, ensinai todas as
nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
(Mt 28,19)
v E o Batismo de criança?
Ø Lídia
acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor abrira o seu
coração para que aderisse às palavras de Paulo. Após ter sido batizada, assim como toda a sua família,
ela nos convidou: "Se vocês me consideram fiel ao Senhor, permaneçam em
minha casa." (At. 16,14-15 - Cidade de Filipos Paulo e Timóteo)
Ø Conduzindo-os
para fora, perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo?" Paulo e
Silas responderam: "Acredite no Senhor Jesus, e serão salvos você e todos os da sua casa." Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua casa. Naquela hora da noite, o carcereiro levou-os consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. A seguir, foi batizado com todos os seus. (At. 16,30-33)
Ø "A Igreja recebeu dos Apóstolos a tradição de dar batismo também aos recém-nascidos". (Orígenes: sacerdote, filósofo e teólogo, nasceu em 185 e morreu em 253) (IBC 04)
Ø Quando
no século II aparecem os primeiros testemunhos diretos, jamais algum
deles apresenta o Batismo das crianças como uma inovação. Santo Ireneu
(130/202), de modo particular, considera óbvia a presença entre os
batizados "das crianças e dos pequeninos",... (IBC 04)
Ø O
mais antigo ritual conhecido, aquele que descreve, no início do século
III, a Tradição Apostólica, contém a prescrição seguinte: 'Batizar-se-ão em primeiro lugar as crianças; todas aquelas que podem falar por si mesmas que falem; quanto às que não podem fazê-lo, os pais ou alguém da sua família devem falar por elas" (IBC 04)
Ø O Concílio de Viena, realizado em 1312, põe em evidência que o efeito do sacramento do Batismo "quer nas crianças quer nos adultos", não é somente a remissão dos pecados, mas também "o dom da graça e das virtudes". (IBC 07)
Ø Santo Tomás de Aquino (1225/1274 - Doutor da Igreja) e, depois dele, todos os teólogos retomam esta doutrina: a criança que é batizada não crê por ela mesma, mediante um ato pessoal, mas mediante outros; "pela fé da Igreja que lhe é comunicada". (IBC 14)
Ø ... Pela sua própria natureza, o Batismo das crianças exige um catecumenato pós-baptismal.
Não se trata apenas da necessidade duma instrução posterior ao
Baptismo, mas do desenvolvimento necessário da graça batismal no
crescimento da pessoa. (CIC 1231)
v Jesus foi Batizado quando criança?
Ø Quando
se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o
nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo, antes de ser concebido.
Terminados os dias da purificação deles, conforme a Lei de Moisés,
levaram o menino para Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor,
conforme está escrito na Lei do Senhor: "Todo primogênito de sexo
masculino será consagrado ao Senhor." (Lc 2,21-23)
Ø Javé
falou a Moisés: Diga aos filhos de Israel: Quando uma mulher conceber e
der à luz um menino, ficará impura durante sete dias, como durante sua
menstruação. No oitavo dia, o prepúcio do menino será circuncidado. (Lv
12,1-3)
§ A
circuncisão de Jesus, no oitavo dia depois de seu nascimento, é sinal
de sua inserção na descendência de Abraão, no povo da Aliança, de sua
submissão à Lei e de sua capacitação para o culto de Israel, do qual
participará durante toda a vida. Este sinal prefigura “a circuncisão de
Cristo”, que é o Batismo. (CIC - nº527).
INICIAÇÃO CRISTÃ
Esta
iniciação tem variado muito no decurso dos séculos e segundo as
circunstâncias. Nos primeiros séculos da Igreja, a iniciação cristã
conheceu grande desenvolvimento, com um longo período de catecumenato e
uma série de ritos preparatórios que escalonavam liturgicamente o
caminho da preparação catecumenal, desembocando na celebração dos
sacramentos da iniciação cristã.(CIC 1230)
Nas
regiões onde o Batismo das crianças se tomou largamente a forma
habitual da celebração deste sacramento, esta transformou-se num ato
único, que integra, de um modo muito abreviado, as etapas preliminares
da iniciação cristã. Pela sua própria natureza, o Batismo das crianças
exige um catecumenato pós-baptismal. Não se trata apenas da necessidade
duma instrução posterior ao Batismo, mas do desenvolvimento necessário
da graça batismal no crescimento da pessoa. (CIC 1231)
O BATISMO DE CRIANÇAS
Nascidas
com uma natureza humana decaída e manchada pelo pecado original, as
crianças também têm necessidade do novo nascimento no Batismo para serem
libertas do poder das trevas e transferidas para o domínio da liberdade
dos filhos de Deus, a que todos os homens são chamados. A pura
gratuidade da graça da salvação é particularmente manifesta no Batismo
das crianças. Por isso, a Igreja e os pais privariam a criança da graça
inestimável de se tornar filho de Deus, se não lhe conferissem o Batismo
pouco depois do seu nascimento. (CIC 1250)
A
prática de batizar as crianças é tradição imemorial (tão antigo que
desapareceu da memória) da Igreja. Explicitamente atestada desde o
século II, é, no entanto bem possível que, desde o princípio da pregação
apostólica, quando “casas” inteiras receberam o Batismo se tenham
batizado também as crianças. (CIC 1252)
O Batismo é o sacramento da fé. (CIC 1253)
Para que a graça batismal possa desenvolver-se, é importante a ajuda dos pais. Esse é também o papel do padrinho ou da madrinha, que
devem ser pessoas de fé sólida, capazes e preparados para ajudar o novo
batizado, criança ou adulto, no seu caminho de vida cristã. (CIC 1255)
v Quem pode batizar?
São
ministros ordinários do Batismo o bispo e o presbítero, e, na Igreja
latina, também o diácono. Em caso de necessidade, qualquer pessoa, mesmo não batizada, desde que tenha a intenção requerida, pode batizar utilizando a fórmula batismal trinitária. (CIC 1256)
v A graça do Batismo
Pelo Batismo todos os pecados são perdoados: o pecado original e todos os pecados pessoais, bem como todas as penas devidas ao pecado.
Com efeito, naqueles que foram regenerados, nada resta que os possa
impedir de entrar no Reino de Deus: nem o pecado de Adão, nem o pecado
pessoal, nem as consequências do pecado, das quais a mais grave é a
separação de Deus. (CIC 1263)
Incorporado
em Cristo pelo Batismo, o batizado é configurado com Cristo. O Batismo
marca o cristão com um selo espiritual indelével da sua pertença a
Cristo. Esta marca não é apagada por nenhum pecado, embora o pecado impeça o Batismo de produzir frutos de salvação. Ministrado uma vez por todas, o Batismo não pode ser repetido. (CIC 1272)
O
“Selo do Senhor” (dominicus character) é o selo com que o Espírito
Santo nos marcou “para o dia da redenção” (Ef 4,30). “O Batismo é,
efetivamente, o selo da vida eterna”. (CIC 1274)
Texto: Ricardo e Marta
Fonte:
· CDC – Código de Direito Canônico
· CIC – Catecismo da Igreja Católica
· CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
· Estudos da CNBB nº81 – O Batismo de Crianças
· Estudo da CNBB nº97 – Iniciação à vida cristã
· DPLS – Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental
· IBC – Instrução sobre o Batismo de Crianças (Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé)
· RBC – Ritual do Batismo de Crianças
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